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Gerencie o Estresse no Ambiente de Trabalho

Customer Service
 
As situações de grande pressão estão presentes em melhores ou piores momentos da economia. No entanto, quando os tempos são difíceis essas situações podem ser ampliadas. Os problemas pessoais podem influenciar questões no local de trabalho. Enquanto gestor é importante reconhecer que na sua equipe poderá haver fatores de estresse externos que influenciam o desempenho profissional. É a sua função criar um ambiente que reduza o estresse e promova o comprometimento. Num ambiente de trabalho como este, os colaboradores estarão mais aptos a alcançar o seu potencial máximo e a conseguir resultados. Aqui estão 8 dicas para o ajudar você e à sua equipe a gerir o estresse e a preocupação em situações exigentes:
 
1. Viva no momento presente.
Um profissional comprometido com o serviço sela cada interação com o cliente de forma que as experiências negativas não minem interações futuras. Não permita que o sucesso ou as falhas do passado ou do futuro influenciem o seu desempenho atual. No que diz respeito ao serviço ao cliente, viva no momento presente.
 
2. Não se aflinja com ninharias.
Uma “ninharia” é algo que é insignificante quando comparado com outras coisas na sua vida. Quando se foca em ninharias, perde a perspectiva. Mantenha o grande plano em mente. Ao fazê-lo, irá facilitar a seleção objetiva das questões pequenas entre as questões importantes.
 
3. Coopere com o inevitável.
Perceba quando a sua situação é inevitável. Se aprender a reconhecer situações em que você não tem controlo, ganhará algum controlo dos aspectos emocionais da situação. Ao lidar com o resultado, está a fazer uma escolha consciente sobre como responder a uma situação inevitável.
 
4. Decida quanta ansiedade uma situação merece e recuse-se a conceder-lhe mais.
Assim que tomar esta decisão, será mais fácil encontrar formas de melhorar a situação ou de a deixar andar e seguir em frente.
 
5. Crie felicidade para os outros.
Este princípio apela às suas intenções mais nobres. É difícil manter uma atitude negativa quando está fazendo algo positivo ou ajudando alguém. É simples: Fazer o bem pelos outros fará sentir-se melhor.
 
6. Conte com a ingratidão.
No seu trabalho você fornece uma variedade de serviços. Ao fazê-lo, provavelmente espera em retorno algum sinal de gratidão pela sua assistência. Esta expectativa raramente é correspondida. Se recebe um obrigado sincero de alguém, deverá dar-se por sortudo – está lidando com uma pessoa grata. A maioria das pessoas simplesmente não está habituada a demonstrar gratidão, mesmo quando lhes prestamos um serviço de excelência. Não deve permitir que a ingratidão o impeça de fornecer um serviço de alta qualidade.
 
7. Entusiasme-se com o seu trabalho.
Entusiasmo é a energia positiva e o esforço sustentado que o mantém focado nos seus objetivos. Tomar a decisão de ter um ponto de vista positivo pode ser um aspecto importante para disfrutar do seu trabalho e no seu relacionamento com clientes internos e externos.
 
8. Dê o seu melhor.
Pode ser difícil lidar com a crítica, especialmente se sentir que não é merecida ou se afeta a sua autoestima. Uma forma de pôr a crítica em perspectiva é questionando a si próprio se está dando o seu melhor com o que sabe e consegue fazer. Se está, aí pode impedir levar a crítica a peito. Se ainda há espaço para a melhora do seu desempenho, pode analisar a crítica objetivamente e assumir a responsabilidade de o fazer.
 

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